Article image

O embate do X (antigo twitter) no Brasil

O proprietário do antigo Twitter fez uma postagem em resposta ao ministro, anunciando que iria permitir o acesso de contas da rede social que haviam sido bloqueadas por ordens judiciais. Elon Musk, proprietário do antigo Twitter, sugeriu em um post no domingo à noite que os usuários poderiam usar uma VPN (rede privada virtual) para acessar a plataforma caso ela fosse bloqueada por decisões judiciais. A VPN permite que os usuários naveguem na internet sem serem rastreados pelo provedor de acesso. Portanto, se o antigo Twitter for bloqueado no Brasil e o acesso for impedido pelas operadoras brasileiras, as pessoas ainda poderiam acessá-lo através da VPN.

Nos últimos dois dias, Musk fez uma série de postagens contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cujas ações podem levar à proibição do antigo Twitter no Brasil. O empresário está exigindo a renúncia ou impeachment do magistrado, alegando que suas demandas para a plataforma violam a legislação brasileira. No sábado, Musk anunciou que iria permitir contas na rede social que haviam sido bloqueadas por decisões judiciais.

Essa decisão pode beneficiar vários influenciadores e figuras do bolsonarismo que tiveram seus perfis suspensos, como Luciano Hang, dono da Havan; Allan dos Santos, blogueiro; Daniel Silveira, ex-deputado cassado; Monark, youtuber; e Oswaldo Eustáquio, também blogueiro. Musk alega que as multas pesadas aplicadas pelo ministro estão causando perdas de receita para a rede social no Brasil e ameaça fechar o escritório do antigo Twitter no país por esse motivo.